Olá gente, BOA NOITE!.
Bom, hoje resolvi postar à vocês, leitores do blog, um assunto que ainda intriga muita gente e que por diversas vezes fui questionada: TERAPIA OCUPACIONAL E FISIOTERAPIA, QUAL A DIFERENÇA?
Pois é, todos nós sabemos (ou deveríamos saber) que ambas as profissões são de suma importância na área da saúde e que por mais distintas que sejam, possuem suas peculiaridades.
P.S: Peço licença aos fisioterapeutas para falar um pouquinho sobre a profissão de vocês. :)
Segundo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO):
TERAPIA OCUPACIONAL
"É uma área do conhecimento, voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos."
Onde o terapeuta ocupacional,
"É um profissional dotado de formação nas Áreas de Saúde e Sociais. Sua intervenção compreende avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento da sua formação pessoal, familiar e social. A base de suas ações compreende abordagens e/ou condutas fundamentadas em critérios avaliativos com eixo referencial pessoal, familiar, coletivo e social, coordenadas de acordo com o processo terapêutico implementado.
O Terapeuta Ocupacional compreende a Atividade Humana como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto manutenção e o Homem, como um ser práxico interferindo no cotidiano do usuário comprometido em suas funções práxicas objetivando alcançar uma melhor qualidade de vida.
As atividades do profissional estendem-se por diversos campos das Ciências de Saúde e Sociais. Avalia seu cliente para a obtenção do projeto terapêutico indicado; que deverá, resolutivamente, favorecer o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes e a melhoria do seu estado psicológico, social, laborativo e de lazer."
LOCAIS ONDE EXERCEM SUAS ATIVIDADES:
Hospitais gerais e especializados- ambulatório, enfermaria e UTI
Clínicas e Consultórios
Centros de Reabilitação
Centros de Saúde
Escolas, creches e brinquedotecas
Oficinas Terapêuticas
Oficinas Profissionalizantes
CAPS
NASF/ PSF
Centros de Referência em Saúde do Trabalhador
Instituições Penais
Instituições Geriátricas
Centros Comunitários
Empresas
Domicílio
Centros de Saúde
Escolas, creches e brinquedotecas
Oficinas Terapêuticas
Oficinas Profissionalizantes
CAPS
NASF/ PSF
Centros de Referência em Saúde do Trabalhador
Instituições Penais
Instituições Geriátricas
Centros Comunitários
Empresas
Domicílio
Instituições de Ensino Superior (docência, pesquisa, gestão em saúde, consultoria, assessoria, etc.)
FISIOTERAPIA
"É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais."
Onde o fisioterapeuta,
"É um profissional de saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço."
LOCAIS ONDE EXERCEM SUAS ATIVIDADES:
Fisioterapia Clínica
. Ambulatórios
. Consultórios
. Centros de Reabilitação
. Hospitais e clínica
Saúde Coletiva
. Ações Básicas de Saúde
. Fisioterapia do Trabalho
. Programas institucionais
. Vigilância Sanitária
Educação
. Direção e coordenação de cursos
. Docência - níveis: secundário e superior
. Extensão
. Pesquisa
. Supervisão técnica e administrativa
Outras
. Esporte
. Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico
Atribuições profissionais
TERAPIA OCUPACIONAL E FISIOTERAPIA
Trata-se de uma atividade de Saúde regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69:
E para finalizar, deixo um pequeno resumo sobre as duas profissões que, diga-se de passagem, admiro muito e sou suspeita a falar.
Click na foto para visualizar melhor. |
Espero ter tirado a dúvida de muitas pessoas que se faziam a mesma pergunta sobre o assunto e ressalto que são profissões APAIXONANTES (*-*)... quem ainda se encontra em DÚVIDA sobre que curso/profissão exercer, vale a pena conferir e pesquisar um pouco mais sobre elas. (Fica a dica!)
Obrigada queridos (as).
___________________
* Dani Sousa