quinta-feira, 27 de junho de 2013

Manual de rotinas para atenção ao AVC - Ministério da Saúde

Boa tarde leitores, 

hoje trouxemos para vocês um Manual sobre Acidente Vascular Cerebral produzido pelo Ministério da Saúde.

link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_rotinas_para_atencao_avc.pdf


   SUMÁRIO


1 Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar do Acidente Vascular Cerebral............... 5
2 Fluxograma para Atendimento do Acidente Vascular Cerebral Agudo..................... 7
3 Trombólise Endovenosa.......................................................................................... 9
3.1 Critérios de inclusão para uso de rtPA...................................................................9
3.2 Critérios de exclusão.............................................................................................9
3.3 Suspeita de sangramento.......................................................................................12
3.4 Tipos de transformação hemorrágica..................................................................... 13
3.5 Tratamento das complicações hemorrágicas.......................................................... 13
4 Escalas ................................................................................................................... 15
5 Classificações.......................................................................................................... 23
5.1 Classificação Clínica de Bamford para AVC agudo................................................23
5.2 Classificação Etiológica (Toast)..............................................................................24
6 Investigação Etiológica do AVC............................................................................... 27
7 Investigação Etiológica do AVC em Pacientes Jovens............................................... 29
8 Protocolo para Atendimento de Pacientes com Infarto Agudo Extenso da Artéria
Cerebral Média e Indicação de Caraniotomia Descompressiva......................................31
8.1 Critérios de inclusão................................................................................................31
8.2 Critérios de exclusão...............................................................................................31
9 Anticoagulação ambulatorial com vitamina (antagonista da vitamina K_AVK) ............33
10 Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico: Preditores Prognósticos ..................... ....37
11 Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico: Diretrizes de Tratamento..........................39
12 Escore Aspects........................................................................................................41
13 Rastreamento de Disfagia em todos os pacientes com AVC......................................43
14 Prevenção Secundária do AVC................................................................................45

Aproveitem e bom estudo


________________
*Téssa Dourado

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Vamos ser Contra o "Ato Médico"! diga Não!

"Ato Médico", DIGA NÃO!

 Você, sabe o que é? 

Vamos lá!

O Ato Médico, projeto de lei (PL) que regulamenta a profissão médica, foi aprovado no apagar das luzes de anteontem pelo Senado e, como era esperado, trouxe discussões sobre suas consequências para a vida dos pacientes. Ainda a ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a proposta define quais são as atividades exclusivas dos médicos. A categoria, otimista, defende que, com a regulamentação, o brasileiro terá atendimento de qualidade, já que muitos procedimentos só poderão ser feitos por médicos. Mas outros profissionais criticam a proposta e temem que o serviço seja prejudicado e os pacientes paguem alto.

Para o diretor-secretário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de

Minas Gerais e membro da Comissão Nacional do Desenvolvimento Científico em Educação 

e Fisioterapia do conselho federal Anderson Luís Coelho, se o Ato Médico não ferisse

 tantas outras profissões não demoraria tanto tempo para ser votado.

“Se somente o médico poderá fazer o diagnóstico, nós, profissionais regulamentados e com formação plena, vamos depender desse encaminhamento também.” Sobre a prescrição terapêutica, as interpretações são variadas. “É impossível que apenas um profissional vá deter conhecimento técnico de outras 13 ciências. Isso vai contra tudo o que prega o Sistema Único de Saúde (SUS), ao valorizar as equipes multidisciplinares. O atendimento será mais oneroso e demorado”, alerta.

“Caso contrário, será um esvaziamento das áreas de saúde, uma vez que as pessoas irão direto ao médico, já que só poderão ser diagnosticadas por ele. Na minha opinião, isso foi reserva de mercado. Com isso, os planos de saúde e a saúde pública serão obrigados a aumentar os salários dos médicos. A dependência do brasileiro em relação aos planos vai aumentar, sendo que não é privilégio da medicina ter profissionais competentes”, critica Verona.
Regulamentação do Ato Médico:

O inciso II diz: estabelece os atos que são privativos dos médicos. São aqueles que envolvem o diagnóstico de doenças e as indicações terapêuticas, atributos que têm no médico o único profissional habilitado e preparado para exercê-los, além dos odontólogos em sua área de atuação.

...

Não se incluem, aqui, os diagnósticos fisiológicos (funcionais) e os psicológicos, que são compartilhados com outros profissionais da área de saúde, como os fisioterapeutas e os psicólogos. O diagnóstico fisiológico se refere ao reconhecimento de um estado do desenvolvimento somático ou da funcionalidade de algum órgão ou sistema corporal. No entanto, quanto se trata do diagnóstico de enfermidades e da indicação de condutas para o tratamento, somente o médico e o odontólogo, este em sua área específica, possuem a habilitação exigida para tais ações. 

O PLS diz ainda, sobre o ato médico, que...


Diante da estupefação de alguns pela inexistência, até hoje, de lei que afirmasse o óbvio, vale esclarecer que nunca houve tal necessidade antes, o que só agora se impõe em virtude do crescimento de outras profissões na área da saúde. 


ALGUNS PONTOS PARA POLÊMICA 


1 Diagnóstico de Doenças: o projeto de lei (PL) estabelece como de exclusividade dos médicos diagnosticar doenças que acometem o paciente.

Críticapsicólogos e nutricionistas reivindicam o direito de também atestar as condições de saúde em aspectos psicológicos e nutricionais. 
Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e fonoaudiólogos querem ser responsáveis pelo diagnóstico funcional, que avalia a capacidade do paciente de realizar movimentos, articular sons, entre outros.

Assistência ventilatória mecânica ao paciente: o texto original estabelece como tarefa exclusiva de médicos definir a estratégia para pacientes com dificuldade respiratória (intubação acoplada a equipamento que bombeia ar para os pulmões) e a forma de encerrar o procedimento.

Crítica: fisioterapeutas questionaram a norma, alegando que também atuam no atendimento a pacientes com dificuldade respiratória, especialmente nas unidades de terapia intensiva (UTI).


3 Procedimentos invasivos: o projeto prevê como exclusivo de médicos “procedimentos invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos, incluindo acessos vasculares profundos, biópsias e endoscopia”, o que inclui a “invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo da pele para injeção”.

Crítica: A norma motivou reação de acupunturistas e até mesmo de tatuadores, que temem enfrentar restrição em seu campo de atuação por conta da interpretação de conceito de procedimento invasivo.

O CREFITO 12 lançou uma nota manisfestando-se sobre esse projeto de lei:

O CREFITO-12 VEM APRESENTAR NOTA DE  REPÚDIO À APROVAÇÃO PELO PLENÁRIO DO SENADO FEDERAL, NESTA TERÇA-FIRA À NOITE (18/6), DO PROJETO DE LEI Nº 268/2012 QUE INSTITUIU O “ATO MÉDICO” O QUAL REPRESENTA CERCEAMENTO AO PLENO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS, GERANDO, SOBRETUDO, INDUÇÕES A ERRO E INTERPRETAÇÕES EQUIVOCADAS QUANTO À COMPETÊNCIA, PRERROGATIVAS E ATIVIDADES DESSES PROFISSIONAIS.

ACASO SANCIONADA, A LEI INAUGURARÁ SÉRIOS CONFLITOS DE CUNHO INTERPRETATIVO, POIS AO DEFINIR “ATIVIDADES PRIVATIVAS DO MÉDICO” COMETE INVASÃO DE PRERROGATIVAS DE OUTROS PROFISSIONAIS, APESAR DE O TEXTO APROVADO RESGUARDAR AS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DE OUTRAS PROFISSÕES.

O CREFITO-12 NÃO SE VERGARÁ A QUALQUER ATENTADO CONTRA AS PRERROGATIVAS ASSEGURADAS AOS PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS, ENTENDENDO QUE SUA DEFESA DIZ RESPEITO À GARANTIA DA DIGNIDADE REFLETIDA NO STATUS SOCIAL CONSTRUÍDO A PARTIR DO DECRETO LEI Nº 938, DE 13 DE OUTUBRO DE 1969.

OS PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS SÃO COMPETENTES PARA DEFINIR QUAIS MÉTODOS E/OU TÉCNICAS TERAPÊUTICAS SÃO CAPAZES DE PREVENIR, AUXILIAR OU CURAR AS CAPACIDADES FÍSICAS E MENTAIS DE PACIENTES, NÃO SE ADMITINDO A USURPAÇÃO OU SUPRESSÃO DESSA COMPETÊNCIA.

O CREFITO-12 CONCLAMA OS PROFISSIONAIS INSCRITOS NESTE CONSELHO REGIONAL A, DE  PER SI  OU NA FORMA ASSOCIATIVA, ENCAMINHAR PARA O  SITE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, NO ENDEREÇO ELETRÔNICO “planalto.gov.br”, PEDIDO DE VETO AO PROJETO APROVADO NO SENADO FEDERAL, EXERCENDO ASSIM SUA CIDADANIA E COLABORANDO COM A DEFESA DAS PRERROGATIVAS DAS PROFISSÕES. 

Para ver a nota por completo clique no Link:
 http://www.crefito12.org.br/site/?pg=txt&id=1119&tit=Crefito%2012%20manifesta-se%20sobre%20a%20aprova%C3%A7%C3%A3o%20do%20Projeto%20de%20Lei%20que%20institui%20o


Então é isso aí, vamos dizer NÃO ao "ATO MÉDICO", vamos mostrar que todas as profissões da saúde estão unidas e que não vamos deixar que depois de tanta luta por valorização de nossa profissão, um golpe político nos limite. 
Temos força e vamos mostrar!

Aí vai o abaixo assinado que será encaminhado para a Presidenta Dilma:


___________
*Téssa dourado



terça-feira, 18 de junho de 2013

COFFITO se posiciona quanto ao DESAGRAVO À FISIOTERAPIA na novela "Amor à Vida"

Na novela "Amor à Vida" da Rede Globo,o personagem que representa um fisioterapeuta , afirmou que "Como fisioterapeuta não pode iniciar um tratamento sem uma avaliação médica"



O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, no exercício de suas funções legais de regulamentador das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional e diante de sua missão pública de preservação da saúde da população Brasileira, bem como diante de sua responsabilidade pela qualidade da informação relativa ao exercício dessas profissões, 

vem a público manifestar seu DESAGRAVO À FISIOTERAPIA em face da veiculação equivocada e desprovida de qualquer conteúdo técnico de cena da novela “AMOR À VIDA” que foi ao ar ontem, pela Rede Globo de Televisão.


O Fisioterapeuta é um profissional pleno cuja atuação não depende de qualquer outro profissional da saúde para lhe prescrever tratamento ou qualquer conduta afeita ao seu conhecimento técnico.



O COFFITO empreenderá todos os esforços para corrigir a distorção perpetrada pela emissora, bem como atuará, prontamente, para restabelecer a verdade do conteúdo da informação difundida, mediante o subsídio completo ao Diretor do programa sobre o conceito e os limites institucionais a que a Fisioterapia e o Fisioterapeuta se vinculam.

---------------------------------

É isso aí leitores, Fisio e T.O, é bom ver que o nosso conselho federal está tomando partido de erros brutais que desmoralizam e desvalorizam o Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. Mas ainda e preciso mais. Deixo aqui minha admiração pelo posição tomado pelo COFFITO. Nós do Espaço Terapia Ocupacional apoiamos sua posição!

Beijos :*
____________
*Téssa Dourado



















segunda-feira, 17 de junho de 2013

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional #aí vão alguns motivos :)


Acompanhe o que seu organismo faz enquanto você dorme!

Seu corpo, um trabalhador incansável

 

Acompanhe o que seu organismo faz enquanto você dorme!




Liberação de Hormônio



Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento são liberados durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chances de ter problemas no seu desenvolvimento físico. 





Eliminação do estresse

 

Uma noite bem dormida evita que o organismo acumule altos teores de cortisona. Esse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais, é liberado em situações de estresse e contribui para aquele insuportável mau humor depois de uma noite em claro.








Reposição de hormônio



O hormônio do crescimento continua sendo liberado mesmo na fase adulta. Embora em doses menores, isso continua acontecendo durante o sono. Em gente grande, ele evita a flacidez muscular e garante vigor físico.







Imunidade

Durante o descanso,  o corpo libera as interleucinas: substâncias que ajudam o organismo a se defender de invasores, como vírus e bactérias.







Apetite em equilíbrio


É durante o sono que  organismo libera maior quantidade de leptina, o hormônio que controla a sensação de saciedade e mantém as pessoas longe dos eventuais ataques à geladeira durante a madrugada.







Envelhecimento precoce e tumores

Enquanto uma pessoa dorme, o organismo se livra com mais facilidade dos radicais livres, moléculas que podem causar o envelhecimento precoce e tumores.








Memória


O sono interfere na regulação térmica do cérebro, função essencial para o bom funcionamento dos mecanismos de memória e da vida psíquica.









É isso aí blogueiros, amanhã continuaremos abordando sobre o Sono! 
Beijos :**
______________
*Téssa Dourado