Quando assumi o cargo de Terapeuta Ocupacional na educação inclusiva do interior pude presenciar vários casos onde as escolas não aceitavam crianças especiais. Então busquei a lei que proíbe as escolas de negarem vagas a especiais e colei na parede de cada escola. Conversei com os diretores mas todos disseram que nunca haviam negado. Só após a lei foi que a maioria das escolas ficaram com medo e aceitaram algumas crianças. Precisamos tomar atitudes, às vezes um pouco mais "fortes" do que costumamos, mas só ficar olhando como espectador não fará o problema reduzir ou deixar de existir.
#Repost @carolfonoterapia.
・・・
Vamos fazer valer os direitos, matéria de ontem no Fantástico: Em 2016, começou a valer em todo o país a Lei Brasileira da Inclusão, que pretende punir com mais rigor casos de desrespeito aos direitos das pessoas com deficiência. E um dos problemas mais comuns está no acesso a um dos direitos mais básicos: à educação. Você vai conhecer agora a história de duas mulheres que lutam para simplesmente conseguir que seus filhos estudem.
A mãe de uma criança sem deficiência liga numa escola em busca de vaga, e a escola diz que tem. Mas quando a mãe de um menino com deficiência telefona pro mesmo colégio, a resposta é: "não". Esse tipo de discriminação, agora, é crime.
Fonte: g1.globo.com